domingo, 4 de outubro de 2015

Humanas, biológicas ou exatas, que área escolher?

No post de hoje, pretendo tentar ajudar quem está confuso em relação a que área seguir, já que todas são bem atrativas para os amantes do estudo.
Comece se perguntando quais matérias você mais ama, se a resposta for todas temos ai um problema.
Você tem que direcionar o que você quer ter como trabalho. Se você for seguir a área de humanas, a probabilidade de você ser professor/a é alta por faculdades como história, geografia, filosofia (isso não ocorre em casos como psicologia em que você atua, muitas vezes, em um consultório).
Se você quiser uma vida mais "rotineira", talvez exatas seja o seu caminho. Quem segue a área de exatas (exceto faculdades como matemática e física) geralmente trabalha em empresas desenvolvendo coisas novas, testando outras, solucionando problemas, mas quase sempre ali na empresa.
Agora se você gosta muito de biologia e química, há uma grande probabilidade de você ser de biológicas. A área de biológicas possui certos extremos: a medicina, na qual você não tem uma rotina fixa e trabalha muito, a biologia em si em que, geralmente, se direciona para a sala de aula e a biomedicina que, na maioria, se concentra num laboratório.
Agora contarei minha experiência, pois talvez possa ajudar quem se encontra na mesma situação em que eu me encontrava há um tempo atrás. Sempre, acima de tudo, soube que eu era de biológicas. Desde de pequena acho tudo que é vivo incrível, sou apaixonada pelo corpo humano e pela natureza. O que me ajudou também foi o tempo, me mostrando para o que realmente eu tinha vocação, e com toda a certeza não era exatas. Até nesse ano em que estou indo bem nas exatas, sei que não é muito "minha praia", pois tenho que estudar muito e não é algo que me dê prazer de estudar.
Sempre fui apaixonada por filosofia e sociologia e com o passar do tempo ia me questionando se realmente eu queria biológicas ou humanas, pelo meu amor incondicional pela sociologia. Mas com o tempo percebi que o que eu tinha um real prazer de estudar era a biologia e que nem mesmo a sociologia me fazia tão feliz. Beleza, confirmado que era biológicas me faltava escolher o curso. Sou filha de um pai muito conservador, que preza pelo sucesso econômico dos filhos. Logo ele me sugeriu, obviamente, a medicina. Fiquei na medicina digamos que por um bom tempo (talvez longos anos) em que fazia planos e mais planos. Mas cada um sabe seu potencial e até aonde pode chegar e pensando bem, eu sabia que não conseguiria aguentar a barra que medicina é: primeiro toda a pressão de passar, depois um curso bem longo e ainda ter a responsabilidade de ter uma vida em suas mãos. É claro que desisti da medicina. Meu pai é dentista, e o que ele mais queria é que eu seguisse a mesma profissão, que me recuso até a morte a fazer. Depois de muito tempo sem rumo, comecei a ver sobre o curso de Ciência Biomédicas, mas ainda não era exatamente o que eu queria. Gosto de boa parte da química e de todas as partes de biologia, mas não sabia o que seguir. Daí prestei atenção na seguinte parte da frase: ",,,e de todas as partes de biologia." e foi como se tudo se transformasse para mim. Comecei desesperadamente a procurar sobre Ciências Biológicas e tudo que se relacionava a ela e vi que era realmente o que eu queria. Amo estudar biologia e explicar biologia. Sou apaixonada pela natureza e por tudo que é vivo. Nesse momento veio na minha cabeça o meu respeito eterno pelos meus professores, minha infância, na qual eu brincava muito de professora com minhas alunas bonecas ahahaha. Não sei explicar qual a sensação de saber o que você quer cursar, é única e maravilhosa. Cada dia mais tenho certeza que é isso que quero, mesmo não sendo o que meu pai quer. Todos me diziam para "passar por cima dele e fazer o que eu quisesse" mas quando eu estava pesquisando cursos, ia contra essas pessoas e falava que era impossível. Mas hoje que encontrei o que eu realmente amo, isso é totalmente plausível.
A minha mensagem é a mesma de todos: FAÇA O QUE VOCÊ AMA!
E se você não encontrou exatamente ainda o que quer, não se contente, continue sempre a procurar, pois quando achar vai ser eternamente grata.
:* (e boa sorte ;) )

Nenhum comentário:

Postar um comentário