domingo, 9 de novembro de 2014

A evolução biológica

Hoje vamos falar sobre a tal Evolução, a Origem das Espécies que muita gente acha que sabe sobre, mas que na verdade não sabe nem um décimo.
   Se você ai acha que Darwin foi o primeiro e único que fez uma teoria sobre o assunto já começa ai o erro. Antes de Charles Darwin vieram alguns cientistas e até alguns filósofos que tentaram explicar essa evolução.
   Não irei citar todos aqui pois alguns digamos que nem fizeram tanta diferença, apesar de serem muito importantes. Vamos começar falando de dois ilustres filósofos cujos nomes : Tales de Mileto e Aristóteles. Tales de Mileto acreditava que a água era o principio unificador dos seres vivos, ou seja, que a vida tinha surgido a partir da água.
   Aristóteles afirmava que as substâncias orgânicas podiam surgir do meio inorgânico por metamorfose e ainda criou um sistema de classificação dos seres vivos que ia desde dos vermes mais simples até o homem. Depois de muito tempo, no início do Renascimento as ideias de Aristóteles foram utilizadas pela igreja, onde acreditavam que o número de espécies era fixo e imutável desde a criação, essa teoria foi chamada de fixismo.
   Depois o principal defensor do fixismo, um francês chamado Cuvier ao ver os fósseis (que pareciam ser de outras espécies de animas), desenvolveu a teoria do catastrofismo que dizia que os fósseis não eram de outras espécies porém, foram mortas por catástrofes. Muitos cientistas não aceitaram essa ideia e sugeriram que os seres vivos poderiam sofrer transformações ao longo do tempo (TRANSFORMISMO).
   Se você que está lendo o post em algum momento pensar "Ah, que cara burro, é obvio que está errado" lembre-se que tudo isso se passou há muito, muito, muito tempo atrás e que não tinham nem um décimo de recursos que temos hoje.
    O Lamarck foi o primeiro cientista que falou da importância dos seres vivos de se adaptar ao meio ambiente (com a relação com a evolução). Ele afirmava 2 coisas: a primeira era do Uso e Desuso (Lei do Uso e Desuso) que se resumia em que quanto mais você usa um órgão mais ele se desenvolve e quanto menos você usa, mais ele atrofia, e a segunda é a da Herança dos Caracteres Adquiridos (Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos) que nada mais é que se o individuo usou muito seu pescoço, e ele se desenvolveu ele passa isso para seu filho. A teoria de Lamarck está errada pois se assim fosse, nossa visão de acordo com que vamos ficando velhos, iria ficando perfeita e não é isso que acontece! E se você está pensando que Lamarck não serviu para nada, saiba que ele foi muito importante e que Darwin afirmou que Lamarck foi muito importante pois o "excitou" para fazer suas pesquisas.
   Darwin, saiu em um navio que vinha até a América do Sul, e Oceania para pesquisar a respeito. O lugar mais importante pelo qual ele passou foram as ilhas de Galápagos,onde ele observou que as espécies podem sofrer variações, ou seja, se modificar durante o processo evolutivo. Darwin também disse que existe uma "Seleção Natural" onde os mais aptos sobrevivem e os menos morrem (por exemplo o urso polar é apto a viver em lugares gelados, pois sua coloração branca o dá uma certa vantagem). O MEIO SELECIONA VARIAÇÕES CASUAIS, VISANDO A ADAPTAÇÃO. Apesar de tudo isso, Darwin não conseguiu explicar como essas variações surgiram e como eram transmitidas aos descendentes, onde mais tarde por meio de Mendel puderam concluir essa teoria (NEODARWINISMO: admite que as variações são produzidas por mutações gênicas; mudanças no n° ou na estrutura dos cromossomos e recombinação genética).
   E deixando bem claro, A SELEÇÃO NATURAL NÃO PROVOCA MUTAÇÕES OU RECOMBINAÇÃO!

Basicamente é isso, se tiverem alguma dúvida podem mandar no meu e-mail ou deixar como comentário mesmo que eu tento responder!
Fontes utilizadas:
Livro texto Anglo- 1° ano- Capítulo 22
A Origem das Espécies- Charles Darwin- Texto integral- Editora Martin Claret (INDICO PARA LEITURA) 

Espero ter ajudado, beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário